Friday 27 April 2018

Lista de sistema de origem comercial


Contratos de preferência comercial: importação e exportação.
Os acordos comerciais de alto nível entre países significam que os importadores e os exportadores podem pagar menos ou nenhum direito sobre certos bens negociados com esses países.
Demais detalhes?
Veja estes guias rápidos.
Introdução.
O comércio internacional sob preferência permite importar e / ou exportar mercadorias a uma taxa menor ou nula de direitos aduaneiros e / ou taxas de imposição. A taxa de imposto a pagar depende do tipo de mercadoria, seja importando ou exportando, onde os bens são considerados provenientes - o país "originário" e seu destino. Os acordos de preferência aplicáveis ​​no Reino Unido são aplicáveis ​​em toda a UE.
Os acordos de preferência comercial são, principalmente, mas não exclusivamente, concebidos para permitir aos países em desenvolvimento ter um maior acesso aos mercados de exportação, como a UE.
Se você estiver importando ou exportando sob preferência, é essencial que você fique atualizado com os desenvolvimentos na UE e no país de origem ou de destino. Este guia mostra como encontrar conselhos sobre os acordos de preferência com os países ou regiões do mundo que são mais apropriados para sua empresa.
Quais são as preferências e como elas funcionam.
Os Estados membros da UE têm vários acordos de comércio livre (ACLs) ou acordos de parceria econômica (APE) existentes com países terceiros e com blocos de países agindo em conjunto por meio de acordos bilaterais ou regionais.
Em geral, os acordos permitem que condições de importação e / ou exportação preferenciais sejam colocadas em produtos que atendam às regras de origem prescritas e outros critérios.
Os acordos de livre comércio e os APEs estão em constante evolução, com os países que se formam de um regime para outro, sendo desprogramados e / ou produtos removidos ou adicionados à lista de preferências e / ou restringidos por limites temporários ou permanentes ou contingentes pautais. Como resultado, é aconselhável que as empresas cujas empresas sejam afetadas se mantenham a par dos desenvolvimentos.
Os seguintes acordos dizem respeito apenas a mercadorias importadas para a UE:
O Sistema de Preferências Generalizadas (GSP), segundo o qual a UE - e outros países desenvolvidos - oferecem aos países em desenvolvimento tarifas mais baixas sobre as suas exportações para o SPG da UE, amplia tarifas ainda mais baixas para 15 países vulneráveis ​​que implementam certos acordos de direitos trabalhistas e direitos humanos. (EBA) dá exportações de países menos desenvolvidos (PMA) - classificadas como tais por critérios de PMA rigorosos - acesso livre e sem contingentes à UE para a maioria dos bens, com exclusão dos armamentos.
Para ser elegível para preferências em qualquer um desses acordos, você deve:
mostre que os produtos cumpriram as regras de origem prescritas - veja o guia sobre as regras de origem produzem documentação de preferência válida garantam que a mercadoria satisfaça as regras sobre o transporte.
Antes de tentar usar qualquer preferência, o primeiro passo é verificar os códigos de classificação dos seus produtos na Tarifa Integrada do Reino Unido - esses códigos contêm informações importantes sobre as preferências.
Encontre códigos de mercadorias e outras medidas aplicáveis ​​às importações e exportações acessando a ferramenta da Tarifa de Comércio Reino Unido on-line.
Uma vez que você tenha a classificação tarifária correta para seus bens e seu destino, você pode completar a documentação para garantir que as taxas de direito são pagas.
Você deve notar que as preferências comerciais podem ser retiradas quando os países atingirem um determinado nível de desenvolvimento e competitividade em um setor específico (graduação) ou para todos os produtos (exclusão). Além disso, os países podem optar por operar sob um acordo diferente. Por exemplo, alguns PMA da região de África, Caraíbas e Pacífico optaram em 2008 em negociar com o GSP EBA em vez de se inscreverem em novos APEs.
Elegibilidade para preferências de importação.
Se você importar bens, você deve ser claro sobre onde os produtos se "originaram" para gerenciar os requisitos de direitos e alfândega de forma eficaz.
A origem de seus produtos é ou seja, onde eles foram obtidos ou produzidos ou onde o último trabalho significativo essencial para o fabrico foi realizado.
Cada estágio da cadeia de suprimentos pode ter um efeito significativo sobre se você pode importar as mercadorias usando preferências. Se os bens são fabricados inteiramente em um país, você esperaria que sua origem fosse esse país. No entanto, se os componentes forem fabricados em um país, então reunidos em outro país não pertencente à UE, em combinação com outros componentes, o país de origem pode ser onde os produtos são montados. Veja o guia sobre regras de origem.
Você pode usar preferências para produtos que entram na UE que "originam" de muitos países, sendo a seguir uma lista dos principais países:
As preferências com esses países são normalmente parte de tratados bilaterais - os tratados individuais com cada um desses países.
O GSP permite que os bens dos países em desenvolvimento tenham acesso mais fácil aos mercados da UE através de taxas reduzidas de direitos. O GSP em contraste com a lista acima é autônomo, ou seja, as regras aplicam-se apenas às importações na UE.
Depois de ter certeza sobre a origem dos seus produtos, você pode gerenciar o processo de importação de acordo com as preferências.
Sistema de Preferências Generalizadas e GSP +
Sob o GSP, as preferências são "não recíprocas". Isto significa que os bens importados para a UE de vários países em desenvolvimento estão sujeitos a taxas de imposto reduzidas ou nulas. O sistema GSP não se aplica às exportações da UE.
Alguns países SGP são agrupados para que os bens possam ser processados ​​em países do grupo e ainda podem ser importados para a UE no âmbito do SPG. Isso é conhecido como acumulação regional.
Gerenciando preferências de importação.
Depois de confirmar os produtos que deseja importar, você deve gerenciar o processo de importação com cuidado, preenchendo e enviando a documentação certa e pagando o dever correto.
Códigos de classificação.
Você deve obter o código de classificação tarifária correto para os produtos que você pretende importar. Este código indica a taxa do direito que você deve pagar no produto e se ele será importado sob preferência.
Se um produto for alterado ou processado significativamente durante o processo de fabricação, isso pode significar uma alteração em seu código de classificação tarifária e a taxa de direito que se aplica a ele quando é importado. Veja o guia sobre regras de origem.
Pode economizar tempo para começar a classificar seus produtos para preferências com um número de Sistema Harmonizado (HS), que compreende os quatro primeiros dígitos de um número de classificação tarifária. Muitos países não membros da UE compartilham códigos HS.
Uma vez que você estabeleceu o Código de Tarifas correto, então a regra de origem para o produto deve ser verificada para ver se o produto se qualifica para preferência.
A papelada necessária depende de onde as mercadorias estão sendo importadas - deve ser carimbada e autorizada pela autoridade aduaneira no país exportador. O formulário EUR1 é o principal certificado utilizado para mercadorias importadas de fora da UE. Encontre um formulário C1299.
Se você estiver importando bens abrangidos pelos acordos GSP Autônomos da UE, você precisa usar o Formulário GSP A.
Se você importar mercadorias da Turquia, use o formulário ATR. Você pode encontrar detalhes sobre as preferências da UE para o comércio com o Peru na Nota 812.
Quando você importa de acordo com o GSP, um formulário SGP A deve ser preenchido no país de origem (ou uma declaração na fatura se o valor for inferior a € 6000).
Se você é um exportador e deseja usar a facilidade de conteúdo do País de doador, você deve fornecer ao país SPG um Certificado de Movimento EUR1 ou uma declaração de fatura com sua exportação, desde que os bens sejam qualificados.
Se você está autorizado a fazê-lo por sua autoridade aduaneira, você pode usar declarações de fatura no lugar de um EUR1, independentemente do valor. Estas são declarações sobre a documentação comercial levantada pelo negócio a partir do qual você está importando a mercadoria - eles não precisam ser carimbados pela alfândega na UE.
Elegibilidade para preferências de exportação.
Se você exportar mercadorias, você pode beneficiar de tarifas reduzidas ou nulas sobre produtos destinados a países que tenham um acordo preferencial com a UE.
O primeiro passo é verificar os requisitos do país para o qual deseja exportar. A maioria dos países com acordos de preferências de exportação está coberta pelo Aviso 828.
Se você estiver importando materiais da UE - e a origem da UE precisa ser confirmada - você deve obter Declarações do Fornecedor e esclarecer nos contratos que os fornecedores devem notificar se qualquer mercadoria fornecida perder sua origem na UE. Isso deve protegê-lo contra taxas de imposto inesperadas quando você exporta.
Se você não tem certeza se a origem de seus produtos o qualifica de preferência, considere Informações de origem vinculativa - uma confirmação de origem oficial e juridicamente vinculativa.
Gerenciando preferências de exportação.
Se você estiver exportando usando preferências, você precisa estar atualizado com uma série de requisitos de papelada.
Você deve manter qualquer prova de origem - como contas de materiais completas ou declarações de fornecedores durante pelo menos 3 anos.
As autoridades aduaneiras no país de destino exigem documentação para permitir a entrada de mercadorias importadas usando preferências. Os documentos que você precisa dependem do país para o qual você está exportando. Você também precisa preencher a documentação para permitir que as exportações saem da União Européia.
Para a maioria dos países, é necessário um certificado EUR1, veja o Aviso 827. Se você preencher um EUR1, ele deve ser carimbado pela Unidade Central de Processamento da HMRC em Salford, sua Câmara de Comércio local ou o Chartered Institute of Shipbrokers. O EUR1 autorizado prova que os produtos são elegíveis para o estatuto de direito preferencial e são utilizados em pontos aduaneiros para garantir que a tarifa do direito de preferência seja cobrada.
Aplicam-se regras ligeiramente diferentes às exportações sob preferência para o México. Você pode ler sobre exportar sob preferência para o México na Notificação 832.
A Turquia também possui requisitos de papelada separados. Você pode encontrar detalhes sobre as preferências da UE para o comércio com o Peru na Nota 812.
Se você é um exportador aprovado, você pode considerar o uso de declarações de fatura, inserindo na fatura ou outros documentos comerciais, como o boletim de entrega ou a lista de embalagem, na qual a origem de seus produtos é declarada. Usar uma declaração de fatura em vez de um certificado de preferência separado só é permitido para países de preferência que possam beneficiar de acordos simplificados. Você pode:
encontre informações de documento de preferência simplificadas na seção 11 do Aviso 826 sobre Preferências Tarifárias: As importações encontram exemplos de declarações de fatura na seção 12 do Aviso 826 sobre Preferências Tarifárias: Importações.
Declarações dos fornecedores para exportadores.
Usando a tarifa integrada do Reino Unido para preferências.
Se você é um importador ou exportador, a Tarifa tem um papel importante no estabelecimento das taxas do imposto para seus bens.
Se você importar bens, você deve usar a Tarifa para estabelecer se as preferências estão disponíveis nas importações para a UE, quais são as taxas do direito e se há cotas.
A Tarifa usa códigos de produtos para identificar produtos. Os números de 8 dígitos são utilizados para a circulação de mercadorias na UE e números de 10 dígitos para importações de fora da UE. Esses códigos são uma parte essencial de sua papelada de importação e cálculos de deveres.
Se você tiver consultas de classificação específicas, entre em contato com a Linha de Consulta do Serviço de Classificação de Tarifas. Você pode obter um máximo de 3 códigos de classificação por chamada, portanto, tenha certeza de que obteve o máximo de informações possível sobre seu produto antes de telefone.
Se você é um exportador, lembre-se de que você deve verificar com seu cliente para garantir que uma taxa de direito preferencial esteja disponível nesse país.
Exportador registrado (REX)
Onde obter ajuda com as preferências de importação e exportação.
As preferências de exportação e importação podem ser complexas e existem várias organizações que podem lhe dar conselhos práticos.
A classificação correta de seus produtos é essencial antes que você possa gerar documentação para importar ou exportar mercadorias usando preferências. Você pode ligar para o HMRC Tariff Classification Service Inquiry Line para obter ajuda sobre os códigos de classificação.
Encontre códigos de mercadorias e outras medidas aplicáveis ​​às importações e exportações acessando a ferramenta da Tarifa de Comércio Reino Unido on-line.
Se você é um importador ou exportador, as câmaras de comércio locais podem fornecer suporte comercial prático. Eles também podem verificar e carimbar certificados de circulação EUR1 para exportadores. Você pode encontrar sua Câmara de Comércio local no site das câmaras britânicas de comércio.
Outras informações.
Linha de Inquérito ao Escritório do Adjudicador.
Telefone: 0300 057 1111.
Câmaras de Comércio britânicas.
Telefone: 0207 654 5800.
Informação de origem vinculativa no Aviso 831.
Solicitação de decisão de informação tarifária vinculativa eletrônica na Notificação 600)
Documentar informações.
Publicado: 2 de agosto de 2018.
Atualizado: 28 de outubro de 2018.
28 de outubro de 2018 Informações adicionadas para incluir exportadores registrados (REX) que se aplicam a partir de 1 de janeiro de 2017. 13 de junho de 2018 Fixação de referências a guias especializados 2 de agosto de 2018 Primeira publicação.
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Lista de arranjos.
Esta lista contém links úteis para os diversos arranjos, suas disposições de origem relevantes e disposições sobre a acumulação.
Partes Contratantes na Convenção PEM.
Países da EFTA, Ilhas Faroé e EEE.
Regras de origem / acumulação.
- Produtos industriais (01.01.1973)
- Produtos agrícolas (01.06.2002)
JO L 23 de 29.1.2018, p. 79 & ndash; 81.
Acumulação bilateral e diagonal.
Protocolo 3 (Convenção PEM)
Para ser publicado em breve.
Acumulação bilateral e diagonal.
Protocolo 3 (Convenção PEM)
Para ser publicado em breve.
Acumulação bilateral e diagonal.
Ilhas Faroé / Dinamarca (01.01.1997)
JO L 134 de 30.5.2018, p.29.
Acumulação bilateral e diagonal.
Espaço Económico Europeu (EC-IS-NO-LI)
Para ser publicado em breve (alinhado à Convenção PEM)
Acumulação bilateral, diagonal e total.
Regras de origem / acumulação.
Produtos industriais - União aduaneira (01.01.1996)
Acumulação bilateral e diagonal.
- Produtos de carvão e aço (01.01.1997)
- Produtos agrícolas (01.01.1998)
JO L43 de 06.06.2009.
Acumulação bilateral e diagonal.
(Decisão n. ° 3/2006 do Conselho de Associação CE-Turquia, de 19 de Dezembro de 2006, que altera o Protocolo n. ° 3 da Decisão n. ° 1/98 do Conselho de Associação CE-Turquia de 25 de Fevereiro de 1998 sobre o regime comercial dos produtos agrícolas)
Acumulação bilateral e diagonal.
JO L 297 de 15.11.2007.
Acumulação bilateral, diagonal e total.
JO L 260 de 21.9.2006.
Acumulação bilateral, diagonal e total.
JO L 141/66 de 27.5.2018.
Acumulação bilateral, diagonal e total.
JO L 20 de 24.1.2006.
Acumulação bilateral e diagonal.
Autoridade Palestina da Cisjordânia e da Faixa de Gaza (01.07.1997)
JO L 298 de 13.11.2009.
Acumulação bilateral e diagonal.
JO L 334 de 22/12/2018.
Acumulação bilateral e diagonal.
JO L 209 de 31.7.2006.
Acumulação bilateral e diagonal.
JO L 143 de 30.05.2006, p. 73.
JO L 269 de 27.09.1978.
Regras de origem / acumulação.
Antiga República Jugoslava da Macedónia (01.06.2001)
JO L 99 de 10.4.2008, p. 27.
Acumulação bilateral e diagonal.
JO L 129 de 27.5.2018, p.50.
Acumulação bilateral e diagonal.
Bósnia - Herzegovina (01.07.2008)
JO L 233 de 3.8.2008, p. 224.
Acumulação bilateral e diagonal.
JO L 28 de 4.2.2018, p. 45.
Acumulação bilateral e diagonal.
L 367, 23.12.2018, p. 119.
Acumulação bilateral e diagonal.
Regras de origem / acumulação.
República da Moldávia (1.9.2018)
Países da Parceria Oriental (além da República da Moldávia)
Regras de origem / acumulação.
Regras de origem / acumulação.
Andorra (produtos agrícolas fora do âmbito da união aduaneira)
JO L 344 de 30.12.2018, p. 15 & ndash; 52.
África, Caribe e Pacífico (ACP) (01.04.2003)
Até 31/12/2007: Acordo de parceria entre ACP, CE e Estados-Membros, assinado em Cotonou em 23 de Junho de 2000, JO L 317 de 15.12.2000, p.3., JO L 65 de 08.03.2003; JO L 83 de 01.04.2003; Aplicação provisória de 01.03.2000.
A partir de 1 de Janeiro de 2008: são aplicadas novas disposições. Veja a página ACP.
Até 31/12/2007: Protocolo 1 do Anexo V.
"EC-ACP-OCT" acumulação bilateral e total (b)
A partir de 1 de janeiro de 2008: veja a página ACP.
(Decisão 2/2000 do Conselho Conjunto CE-México: aplicação provisória do Acordo de Parceria, JO L 157 de 30.06.2000, p. 10 e JO L 245 de 29.09.2000, p. 1).
Anexo III do Acordo.
Acordo comercial (JO L 354 de 21.12.2018, p.3.), Candidatura provisória: aviso (JO L 56 de 28.2.2018, p.1)
Acordo comercial (JO L 354 de 21.12.2018, p.3.), Candidatura provisória: aviso (JO L 201 de 26.07.2018, p. 7)
Acordo comercial (JO L 356 de 24.12.2018, p.3.), Pedido provisório: aviso (JO L 358 de 29.12.2018, p.1)
Anexo II do Acordo.
Acumulação bilateral e regional.
Pedido provisório para Honduras, Nicarágua, Panamá (01.08.2018). Aviso (JO L 204 de 31.7.2018, p.1)
Anexo II do Acordo.
Acumulação bilateral e regional.
República da Coreia (pedido provisório: 01.07.2018)
Ceuta e Melilha.
Protocolo nº 2 do Acto de Adesão de Espanha, JO L 302 de 15.11.1985.
JO L 20 de 20.01.2001, p. 1.
Acumulação bilateral com a CE e acumulação diagonal ou total, conforme o caso, com países parceiros da CE (e)
(JO, L 11 de 14.01.2017)
Aplicação provisória (21.09.2017).
Aviso (JO L 238 de 16.09.2017, p. 9)
Protocolo sobre regras de origem e procedimentos de origem.
(JO, L 11 de 14.01.2017, p. 465-566)
Arranjos preferenciais autônomos.
Regras de origem / acumulação.
Países e territórios ultramarinos (01.01.2018) (f)
Anexo VI da decisão.
"EC-OCT-EPA" acumulação bilateral e total, acumulação com países SGP, acumulação prolongada.
Sistema de Preferências Generalizadas.
De 1/1/2018: Regulamento (CE) n. º 978/2018 do Conselho, de 25 de Outubro de 2018, JO L 303 de 25.10.2018, p. 1.
Artigos 66 a 97w.
"CE-NO-CH" acumulação bilateral, regional e diagonal (d)
Kosovo (*) (até 31.12.2020)
Regulamento (UE) 2018/2423 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16.12.2018, que altera o Regulamento (CE) no 1215/2009 do Conselho.
Artigos 97x a 123.
uma. Referências à "Convenção PEM" na 2ª coluna significam que o protocolo sobre regras de origem se refere à Convenção PEM.
Para descobrir quais as Partes contratantes na acumulação diagonal da Convenção PEM podem ser aplicadas, verifique a versão mais recente da "matriz".
b. A acumulação de origem com a África do Sul também está prevista neste Contrato, mas ainda não entrou em vigor.
c. A acumulação de origem com os Estados ACP também está prevista neste Acordo, mas ainda não entrou em vigor.
d. A acumulação bilateral de SPG aplica-se entre a UE e o país beneficiário, aplicando-se a acumulação diagonal entre a UE, a Noruega e a Suíça e aplica-se a acumulação regional e beneficiária entre o país beneficiário pertencente a um dos três grupos de acumulação regional SGP (Grupo I (Brunei - Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã), Grupo II (Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Venezuela) e Grupo III (Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka)). Esses tipos de acumulação podem ser combinados para uma única operação.
e. Estes diferentes tipos de acumulação aplicam-se no âmbito do Regulamento n. ° 82/2001, no comércio entre a UE e Ceuta e Melilha, mas, nos termos das regras de origem dos regimes preferenciais estabelecidos pela UE com países terceiros, aplicam-se igualmente ao comércio com esses países terceiros e Ceuta e Melilha (para a lista dos países com os quais os vários tipos de acumulação são permitidos, ver JO C 108 de 4.5.2002, p. 3).
f. Um certo número de PTU (Nova Caledónia, Polinésia Francesa, São Pedro e Miquelon) comunicaram as suas tarifas em conformidade com o artigo 45.º da Decisão de Associação Ultramarina (OAD) e informaram a Comissão que retribuem a concessão de tratamento preferencial às exportações de mercadorias da UE os mesmos requisitos previstos no OAD, incluindo os relativos à emissão de provas de origem (certificados de circulação EUR.1, declarações de origem) no caso em apreço, aplicando-se mutatis mutandis.

O sistema Exportador Registrado (o sistema REX)
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Informação geral.
O sistema Exportador Registrado (o sistema REX) é o sistema de certificação de origem dos bens que se aplica no Sistema Geral de Preferências (SGP) da União Européia desde 1 de janeiro de 2017. Baseia-se em um princípio de autocertificação econômica operadores que se expressarão como declarações de origem. Para ter direito a uma declaração sobre a origem, um operador econômico terá que ser registrado em uma base de dados pelas autoridades competentes. O operador econômico se tornará um "exportador registrado".
O sistema REX foi introduzido nas regras de origem do SPG pelo Regulamento (UE) n. º 1063/2018 alterado no contexto da reforma das regras de origem do SPG em 2018. Enquanto os outros elementos da reforma tomaram o seu efeito a partir de 1 de janeiro de 2018, a aplicação do sistema REX foi adiada para 1 de janeiro de 2017, para dar tempo suficiente aos países beneficiários do SGP para estarem prontos.
O sistema REX substituirá progressivamente e completamente o sistema de certificação de origem atual com base em certificados de origem emitidos pelas autoridades governamentais e em declarações de fatura feitas sob certas condições por operadores econômicos. Isto significa também que o sistema REX é utilizado entre os países beneficiários do SPG que aplicam a acumulação regional.
O período de transição global da certificação atual do sistema de origem para o sistema REX começou em 1 de janeiro de 2017 e durará até 30 de junho de 2020, o mais tardar. Mais informações sobre o período de transição são fornecidas abaixo.
O sistema REX é o termo usado para designar o sistema de certificação de origem como um todo, e não apenas o sistema de TI subjacente que é usado para o registro de exportadores.
Desde 1 de Maio de 2018 e a entrada em aplicação do Código Aduaneiro da União (UCC), as regras do sistema REX são estabelecidas no Regulamento de Execução (UE) no 2018/2447 da Comissão (o UCC IA, para "Lei de Implementação").
Progressivamente, o sistema REX também será aplicado no contexto de acordos comerciais bilaterais entre a UE e os países parceiros. CETA, o acordo de livre comércio entre a UE e o Canadá será o primeiro desses acordos.
Funcionalidades do sistema REX IT.
O sistema de suporte de TI, denominado sistema REX, é disponibilizado pela Comissão Europeia. Toma a forma de um aplicativo acessado com um nome de usuário e uma senha como um site através da Internet. É importante insistir que os países beneficiários do SGP não precisam desenvolver o próprio sistema. O único requisito técnico é, então, que um país beneficiário tenha um dispositivo mínimo conectado à Internet para poder usar o sistema REX.
As principais funcionalidades do sistema REX são:
Registo dos exportadores: os exportadores aplicam-se para se tornarem exportadores registados preenchendo um formulário de candidatura e devolvendo-o às suas autoridades competentes. As autoridades competentes registram os exportadores que enviam formulários de pedido completos e correctos.
Por favor, consulte principalmente o Artigo 80, o Artigo 86 e o ​​Anexo 22-06 (o formulário de inscrição) da UCC IA para obter mais informações sobre o registro dos exportadores.
No sistema REX, os seguintes tipos de comerciantes / exportadores estão registrados:
Exportadores em países beneficiários do SGP.
Operadores da União Europeia que exportam para os países beneficiários do SGP para efeitos de acumulação bilateral de origem.
Os operadores da União Europeia que substituem as provas de origem inicialmente estabelecidas nos países beneficiários do SPG.
Modificação dos dados de registo: uma vez registado, um exportador registado tem a obrigação de comunicar às autoridades competentes todas as alterações nos seus dados registados. As autoridades competentes então realizam as modificações no sistema REX para o exportador registrado.
Por favor, consulte principalmente o Artigo 80 e o Artigo 89 da UCC IA para obter mais informações sobre a modificação dos dados registrados.
Revogação de exportadores: em alguns casos, um exportador registrado será revogado pelo sistema REX. Isso pode acontecer, por exemplo, se a empresa deixar de existir ou se o exportador registrado cometeu uma fraude. Dependendo do motivo, a revogação é feita a pedido do exportador registrado ou por iniciativa das autoridades competentes. Por favor, consulte principalmente o artigo 89 da UCC IA para obter mais informações sobre a revogação de exportadores registrados.
Com essas três funcionalidades de registro de exportadores, modificação de dados registrados e revogação de exportadores, é responsabilidade das autoridades competentes dos países beneficiários do SGP manter em qualquer momento um repositório preciso de exportadores registrados.
Publicação dos dados do exportador registrado.
Os dados do sistema REX são publicados e podem ser pesquisados ​​on-line neste site.
Graças a esta informação, os operadores económicos que utilizam declarações de origem (quer um importador que reivindica a preferência tarifária do SPG na UE, quer um exportador registado estabelecido num país beneficiário do SPG que aplica a acumulação regional e utiliza declarações sobre a origem de outros exportadores registados estabelecidos em outro beneficiário do SPG países) são capazes de verificar a validade dos registros dos exportadores registrados que apresentam essas declarações de origem.
Através de seus dados de registro (especificamente, caixa 6 do Anexo 22-06 da UCC IA), um exportador registrado pode decidir se ele quer que todos os seus dados de registro sejam publicados ou não. Se ele não consentir a publicação de todos os seus dados registrados, um subconjunto anônimo dos dados registrados (o número REX do exportador registrado, a data a partir da qual o registro é válido e a data da revogação, se for caso disso) são publicados de qualquer maneira. para permitir que os operadores verifiquem a validade desses registros também.
Certificação de origem de mercadorias com declarações de origem.
É importante notar que as regras para determinar a origem dos bens no esquema SGP da União Europeia permanecem inalteradas com a aplicação do sistema REX. Somente o método para certificar a origem dos produtos é alterado.
Para ter o direito de fazer uma declaração sobre a origem, um operador econômico precisa ser registrado no sistema REX e ter um registro válido, ou seja, um registro que não seja revogado. Contudo, é permitido que os exportadores não registados façam declarações de origem para remessas de mercadorias originárias com um valor inferior a 6 000 EUR.
Uma declaração sobre a origem é uma declaração de origem adicionada pelo exportador registrado na factura ou em qualquer outro documento comercial. O texto da declaração de origem é apresentado no Anexo 22-07 da UCC IA. Para as regras relativas à declaração sobre a origem, consulte principalmente os artigos 92.º e 93.º da UCC IA.
Aplicação do sistema REX pelos países beneficiários do SGP.
O sistema REX aplica-se desde 1 de janeiro de 2017 para os países beneficiários do SGP. No entanto, todos os países beneficiários do SGP tiveram a possibilidade, até 30 de junho de 2018, de notificar a Comissão Européia se preferirem iniciar a aplicação do sistema REX mais tarde, ou seja, a partir de 1º de janeiro de 2018 ou a partir de 1º de janeiro de 2019.
Além disso, para efetivamente aplicar o sistema REX, um país beneficiário do SPG deve satisfazer dois pré-requisitos:
- apresentando à Comissão um compromisso que prevê a cooperação administrativa no âmbito do sistema REX (artigo 70.º do Regulamento de Execução (UE) 2018/2447)
- comunicar à Comissão os dados de contacto das autoridades competentes que tratam do registo dos exportadores e da cooperação administrativa (artigo 72.º do Regulamento de Execução (UE) 2018/2447).
As datas de aplicação do sistema REX por todos os países beneficiários do SPG são apresentadas abaixo.
Considera-se que os seguintes países beneficiários do SGP aplicam o sistema REX a partir de 1 de janeiro de 2017. Mas apenas os países que cumprem os 2 pré-requisitos acima mencionados aplicam efetivamente o sistema REX, a partir da data indicada na tabela abaixo. Os outros países aplicarão efetivamente o sistema REX quando cumprirem os 2 pré-requisitos. A tabela está atualizada.
Aplicação do sistema REX a partir de 1 de janeiro de 2017.
Angola, Burundi, Butão, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Comores, Congo, Ilhas Cook, Djibouti, Etiópia, Micronésia, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Índia, Quénia, Quiribati, Laos, Libéria, Mali, Nauru, Nepal, Ilha de Niue, Paquistão, Ilhas Salomão, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, São Tom e eacute; & amp; Principe, Chade, Togo, Tonga, Timor-Leste, Tuvalu, Iémen, Zâmbia.
Países beneficiários do SPG.
Data de aplicação efetiva do sistema REX (*)
Fim do período de transição.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
República Centro-Africana.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
República Democrática do Congo.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
Sistema REX ainda não aplicado.
(*) a "data de aplicação efectiva do sistema REX" é a data em que o país beneficiário comunicou à Comissão Europeia todas as informações necessárias para cumprir os 2 pré-requisitos para a aplicação do sistema REX.
Os seguintes países beneficiários do SPG notificaram que aplicarão o sistema REX depois de 1 de janeiro de 2017:
Aplicação do sistema REX a partir de 1 de janeiro de 2018.
Afeganistão, Armênia, Bolívia, Costa do Marfim, Eritreia, Gâmbia, Guiné, Malawi, Moçambique, Mianmar, Níger, Ruanda, Sri Lanka, Sudão, Suazilândia, Síria, Tanzânia.
Aplicação do sistema REX a partir de 1 de janeiro de 2019.
Bangladesh, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Camboja, Haiti, Indonésia, República do Quirguistão, Lesoto, Madagáscar, Mauritânia, Mongólia, Nigéria, Paraguai, Filipinas, Samoa, Senegal, Tajiquistão, Uganda, Uzbequistão, Vanuatu, Vietnã.
Como funciona o período de transição.
O período de transição é ilustrado abaixo.
/taxation_customs/file/rex-transition-schema01gif-0_enrex-transition-schema01.gif.
A transição global de 3 anos (BC significa países beneficiários)
Estão previstas três datas para a aplicação do sistema REX: 1 de janeiro de 2017, 1 de janeiro de 2018 ou 1 de janeiro de 2019. O primeiro conjunto de países beneficiários contém todos os países beneficiários do SPG que não notificaram o adiamento da aplicação do sistema REX ou que confirmaram diretamente que começarão a aplicar o sistema REX a partir de 2017. O segundo e terceiro conjuntos de países beneficiários são apresentados no parágrafo anterior.
Quando um país beneficiário inicia a aplicação do sistema REX, o sistema de certificação de origem com certificado de origem Formulário A continua a ser aplicado em paralelo durante 12 meses. Caso esses 12 meses sejam insuficientes para que o país beneficiário abandone o sistema com certificado de origem, formulário A, é possível uma extensão de 6 meses adicionais.
/taxation_customs/file/rex-transition-schema02gif_enrex-transition-schema02.gif.
Detalhes de um período de transição de um ano para um país beneficiário do SGP, ilustrado para a aplicação do sistema REX desde 1 de janeiro de 2017.
Desde 1 de janeiro de 2017, as autoridades competentes de um país beneficiário que efetivamente aplica o sistema REX começaram a se registrar nos exportadores do sistema REX que o solicitarem. Desde 1 de Janeiro de 2017, os seus exportadores têm o direito de apresentar declarações de origem para remessas de mercadorias de origem com um valor inferior a 6 000 EUR.
Até 31 de dezembro de 2017, as autoridades competentes devem continuar a emitir certificados de origem, formulário A, a pedido dos exportadores que ainda não foram registrados no sistema REX (seta verde). Ao mesmo tempo, eles devem deixar de emitir certificados de origem Formulário A para os exportadores registrados no sistema (seta amarela). Se esse período de transição se revelar insuficiente para um país beneficiário, ele poderá solicitar uma extensão até seis meses máximo (seta cinza), ou seja, até 30 de junho de 2018.
No final do período de transição, as remessas acima de 6 000 EUR só terão direito ao tratamento tarifário preferencial do SPG na UE se acompanhadas de uma declaração sobre a origem feita por um exportador registado.

Controle comercial.
1. Finalidade da Política.
A Política de Controle de Comércio é implementada com o objetivo de permitir o desenvolvimento adequado do comércio exterior e manter a paz e a segurança no Japão, bem como na comunidade internacional, exercendo as medidas mínimas de controle ou coordenação em relação ao livre comércio, ao mesmo tempo em que são tomadas rapidamente e com precisão Requisitar as necessidades de regulação nas políticas internas e externas relativas ao controle de fronteiras e consistência com as condições internas e as medidas adequadas em matéria de garantias, e estabelecer um sistema de controle comercial apropriado.
2. Visão geral / Antecedentes da Política.
É uma regra geral que o comércio internacional deve ser gratuito, mas, levando em consideração a segurança nacional, a segurança e a segurança das pessoas e o meio ambiente, é necessário exercer o mínimo de medidas necessárias de controle e coordenação na fronteira.
Tem havido, em particular, uma preocupação crescente com relação ao desenvolvimento, uso e proliferação de armas de destruição maciça por WMDsi ‰ por organizações terroristas internacionais desde os ataques de 9.11 em 2001. Além disso, em vista da crescente conscientização internacional sobre questões ambientais, é necessário para que o Japão continue com as medidas adequadas em matéria de controle comercial.
Há também uma necessidade crescente de medidas de remédio comercial nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O Japão também precisa executar adequadamente sua política de controle comercial em conformidade com as regras internacionais em relação ao comércio injusto por outros países, como o dumping de exportação, e à medida que as negociações FTA / EPA se aceleram, há pedidos crescentes para a formulação e implementação de um sistema para emitir certificados de origem.
Para lidar com tais problemas, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria exerce as seguintes políticas.
(1) Controle comercial com base no Foreign Exchange e Foreign Trade Law.
Exercício de controle comercial apropriado por meio da implementação apropriada de medidas que estejam em conformidade com a Lei de Câmbio e Comércio Exterior, tais como seleção de permissão e aprovação de importação / exportação, e inspeção no local e eliminação de exportações ilegais. A política também sofre atualizações contínuas.
Além disso, o Japão troca ativamente informações com outros países e coleta informações sobre a situação de contornar as exportações para os países preocupantes e as tecnologias sensíveis relevantes que podem ser direcionadas para contornar as exportações, a fim de aumentar a eficácia no controle comercial.
O Japão também reconhece a importância de cooperar com outros países na introdução de sistemas de controle de exportação e está realizando atividades de divulgação para funcionários e indústrias governamentais nos países asiáticos para aumentar a conscientização. E o Governo também analisa o sistema de controle de exportação e os itens de controle de exportação de acordo com outros países, participando dos regimes internacionais de controle de exportação. .
(2) Implementação apropriada de remédios comerciais.
O Governo impede danos injustos à sua indústria e mantém um ambiente de comércio justo, exercendo adequadamente medidas comerciais de remédio em conformidade com os acordos da OMC e com a Lei da Pauta Aduaneira. Também pesquisa e analisa leis, diretrizes, casos específicos e processos de imposição de impostos.
(3) Manutenção adequada das Regras Internas relativas aos Certificados de Origem.
O Governo ajusta e estabelece cuidadosamente procedimentos internos na emissão de certificados de origem.
Press Releases and Related Information.
Trade Control Policy Division (in Japanese) Security Export Control Policy Division Center for Information on Security Trade Controls.
Contact Point.
Trade Control Policy Division, Trade and Economic Cooperation Bureau.
For inquiries regarding issues other than Security Export Control.
Security Export Control Policy Division, Trade and Economic Cooperation Bureau.
For inquiries regarding Security Export Control issues.

Trade system of origin list


Japan's Ministry of Economy, Trade and Industry (METI) is organised into many bureaus and agencies to formulate and execute a wide range of economic, industry and trade policies, which are aimed at promoting Japan’s international trade and investment, while fostering a conducive business environment for sustaining Japan's economic growth.
O Departamento de Política Comercial do METI é composto por divisões agrupadas tanto pela área geográfica quanto pela função, e é o escritório com a responsabilidade principal de administrar a participação do Japão em instituições multilaterais, bem como as relações comerciais bilaterais com todos os parceiros comerciais do Japão.
A maioria dos produtos não exige uma licença de importação e pode ser importada gratuitamente para o Japão. São necessárias licenças de importação para certos bens, incluindo materiais perigosos, animais, plantas, produtos perecíveis e, em alguns casos, artigos de alto valor. Também são necessários licenças para os produtos sujeitos a quotas de importação, incluindo certos produtos de peixe e substâncias regulamentadas constantes do Protocolo de Montreal relativo às substâncias que empobrecem a camada de ozônio.
Proibição de importação e restrições.
O Japão proíbe a importação de certos itens, incluindo narcóticos, armas de fogo, explosivos, moeda falsa, pornografia e produtos que violem leis de propriedade intelectual. Além disso, o Japão impõe restrições à venda ou uso de certos produtos, incluindo os relacionados à saúde, como produtos médicos, produtos farmacêuticos, produtos agrícolas e produtos químicos. Mais informações sobre os itens proibidos podem ser encontradas no site da Alfândega do Japão.
Alguns bens importados podem ter um efeito negativo sobre a indústria, a economia e a higiene do Japão, ou sobre a segurança pública e a moral. Esses produtos são abrangidos por "restrições à importação", conforme previsto em várias leis e regulamentos nacionais. A licença de importação ou a aprovação prévia para esses produtos são necessárias para inspeção ou outros requisitos.
Os itens restritos incluem, mas não estão limitados a certos produtos agrícolas e de carne, espécies ameaçadas de extinção e produtos como marfim, partes de animais e peles cujo comércio internacional é banido por tratados internacionais e mais de dois meses de fornecimento de medicamentos e cosméticos para uso pessoal.
Para esses produtos restritos, a Aduana japonesa analisa e avalia o produto para adequação de importação antes do embarque para o Japão. O uso de certos produtos químicos e outros aditivos em alimentos e cosméticos é severamente regulado e segue uma abordagem de "lista positiva". Sob o sistema de caderneta ATA, amostras comerciais e exposições, equipamentos profissionais, podem ser admitidos sem pagar direitos no país.
Tarifas aduaneiras e impostos.
A tarifa do Japão é, em média, uma das mais baixas do mundo, aproximadamente 2% para os produtos não agrícolas. O horário tarifário completo pode ser encontrado no site da Alfândega do Japão.
O Japão concede a maioria das famílias favorecidas (MFN) ou tratamento preferencial a um país ou território que satisfaça um ou mais dos seguintes critérios:
É membro da OMC; Está coberto por uma disposição da ordem do gabinete nos termos do artigo 5º da Lei da Pauta Aduaneira; Tem um tratado bilateral com o Japão.
O Japão é signatário do Acordo de Tecnologia da Informação da OMC, que concordou em eliminar tarifas sobre a maioria dos produtos de tecnologia da informação.
Além dos direitos aduaneiros, um imposto de consumo de 8% é cobrado em uma ampla gama de bens e serviços. A taxa de imposto sobre o consumo deve aumentar para 10% a partir de outubro de 2019. Impostos adicionais são cobrados sobre licores e produtos de tabaco importados.
Embora as tarifas sejam geralmente baixas, o Japão tem barreiras que impedem as importações de produtos estrangeiros no país, a saber. padrões técnicos únicos para o Japão, requisitos de experiência prévia, regulamentos que favoreçam produtos produzidos localmente, cartéis formais e informais e relações culturais e pessoais, etc.
Requisitos e documentos aduaneiros.
São necessários vários documentos para o desembaraço aduaneiro no Japão. Um formulário de declaração de importação (pagamento aduaneiro) deve ser enviado à alfândega do Japão com os seguintes documentos:
Factura Conhecimento de embarque ou Carta de Transporte Aérea O certificado de origem (onde é aplicável uma taxa da OMC) Referências de Certificados de Origem Generalizadas de P, certificados de origem (Formulário A) (onde é aplicável uma taxa preferencial) Listas de embalagem, contas de frete, certificados de seguro, etc. (onde são considerados necessários); Licenças, certificados, etc. exigidos por leis e regulamentos que não sejam a Lei Aduaneira (onde a importação de certas mercadorias é restrita sob tais leis e regulamentos); Declaração detalhada sobre reduções ou isenção de direitos aduaneiros e impostos especiais de consumo (quando tal redução ou isenção se aplica aos bens); Encargos de pagamento de direitos aduaneiros (onde os bens em questão são prescritos).
A fatura comercial deve incluir nomes do remetente e destinatário e detalhes de cada mercadoria no embarque. A lista de embalagem deve incluir o conteúdo de cada recipiente, seus pesos brutos e líquidos em medidas métricas.
Requisitos de marcação e marcação.
A Lei de Medição do Japão exige que todos os produtos importados e documentos de envio mostrem pesos e medidas métricas. A lei japonesa exige rótulos para têxteis, eletrodomésticos e aparelhos, produtos plásticos e bens domésticos e de consumo diversos. Em geral, a rotulagem para a maioria dos produtos importados não é exigida nos costumes, mas no ponto de venda. Para a maioria dos produtos, a rotulagem do país de origem não é necessária, exceto algumas bebidas e alimentos que exigem rotulagem e marcação de informações verdadeiras. Os rótulos falsos ou enganosos que exibem nomes de países ou bandeiras diferentes do país de origem e / ou nomes de fabricantes ou designers fora do país de origem não são permitidos.
As leis japonesas que exigem certificação e rotulagem de produtos são numerosas. Reference for information on these requirements is available in JETRO's Handbook for Industrial Product Import Regulations.
Os produtos importados estão sujeitos a testes de produtos e não podem ser vendidos no Japão sem certificação de conformidade com os padrões prescritos, divididos em duas categorias: regulamentos técnicos (ou padrões obrigatórios) e padrões voluntários não obrigatórios. O cumprimento dos regulamentos e normas também é regido por um sistema de certificação em que os resultados da inspeção determinam se a aprovação (certificação / marca de qualidade) é concedida.
It is important that a Japanese agent or partner be fully aware of the wide variety of legislation that could affect the sale of the product in Japan. As principais leis que estipulam padrões que se aplicam aos produtos no Japão incluem o seguinte: 1) Direito de eletrodomésticos e materiais de segurança; 2) Lei de Segurança do Produto ao Consumidor; 3) Lei da Indústria de Utilidades de Gás; 4) Lei de Saneamento de Alimentos; 5) Direito de Assuntos Farmacêuticos; 6) Direito de veículos rodoviários; 7) Direito Padrão de Construção.
O Comitê de Normas Industriais do Japão (JISC), administrado pelo METI, desempenha um papel central nas atividades de definição de padrões no Japão. A partir de março de 2018, existem 24 organismos de certificação credenciados pelo JIS no Japão e no exterior. Consulte o JISC para obter mais detalhes sobre o esquema de certificação JIS Mark.
A marca JAS (Japan Agricultural Standards) é outra marca de rotulagem e rotulagem de produtos "voluntária", mas amplamente utilizada. A JAS aplica-se a bebidas, alimentos processados, produtos florestais, produtos agrícolas, produtos pecuários, óleos e gorduras, produtos da indústria da pesca e produtos processados ​​de matérias-primas agrícolas, florestais e pesqueiras. Maiores detalhes sobre a lista de produtos JAS e sobre a exportação de produtos JAS para o Japão podem ser encontrados no site do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas.
O Japão concluiu 15 acordos de comércio livre (ALC) e acordos de parceria econômica (APE), incluindo aqueles com Singapura, Malásia, Filipinas, Tailândia, Brunei, Indonésia, Vietnã, Índia, Mongólia, México, Chile, Peru, Austrália e Suíça. O Japão - A SEAN EPA vem sendo efetivo desde 2008.
O Japão também está negociando os APE do FTA com o Canadá, a Colômbia e a Coréia e os APE regionais do FTA com a China-Coréia, o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, a saber, Bahrain, Omã, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait), a UE e a Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, envolvendo os 10 países membros da ASEAN e os seis países em que o bloco possui ALCs, a saber, China, Japão, Coréia, Índia, Austrália e Nova Zelândia).
O Japão é membro da APEC, que estabeleceu um objetivo da APEC - todo o comércio livre e investimentos para membros da economia desenvolvida.
Em outubro de 2018, o acordo da Parceria Transpacífica (TPP) foi concluído com o Japão entre os 12 países signatários do Pacífico. O Japão está agora buscando um acordo de comércio bilateral com os EUA após o enfrentamento da TPP quando o presidente Trump anunciou retirar os EUA da TPP.
Comércio de Hong Kong com o Japão.
A maioria dos produtos de Hong Kong, como vestuário, brinquedos, jóias, utensílios domésticos, relógios, relógios e itens eletrônicos principais, podem ser importados livremente com licenças de importação, exceto certos itens abrangidos pelo sistema de restrição de importação mencionado acima.
Em 2018, o Japão era o quarto maior parceiro comercial de Hong Kong, com o comércio bilateral avaliado em US $ 46,6 bilhões. As exportações totais para o Japão foram avaliadas em US $ 15 bilhões naquele ano, compreendendo principalmente equipamentos de telecomunicações e peças, computadores, brinquedos, jogos e artigos esportivos, semi-condutores, válvulas eletrônicas e tubos e relógios. As importações de Hong Kong do Japão foram avaliadas em US $ 31,6 bilhões no mesmo ano. Enquanto os semi-condutores, válvulas e tubos eletrônicos e equipamentos e peças de telecomunicações são os principais itens de importação, Hong Kong é o maior destino de exportação de produtos alimentícios japoneses. Em 2018, Hong Kong importou US $ 1,2 bilhão de alimentos do Japão. Clique aqui para o perfil de mercado do Japão.
Leituras ampliadas.
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Reconheço que a informação acima pode ser usada pelo Conselho de Desenvolvimento de Comércio de Hong Kong (HKTDC) para incorporação em todos ou em qualquer uma de suas bases de dados para fins de marketing direto ou de correspondência comercial (e, portanto, pode estar disponível para o público dentro e / ou fora de Hong Kong para uso por eles), e para quaisquer outros fins, conforme indicado na Declaração de Política de Privacidade (disponível em hktdc / mis / pps / en); Confirmo que tenho o consentimento e a autoridade de cada pessoa mencionada neste formulário para divulgar seus dados pessoais para os fins aqui indicados.
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